Login  Recuperar
Password
  22 de Outubro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Política
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

CDS organiza colóquios para “Pensar a Foz”

O CDS de Caldas da Rainha em conjunto com os seus membros da Assembleia de Freguesia da Foz do Arelho deram início a um ciclo de colóquios com o mote “Pensar a Foz”. No passado dia 22 os centristas reuniram-se no Sunshine Hostel Foz - Kite Surf & Yoga Retreat para discutirem o tema do turismo na freguesia.

03-07-2019 |

Evento no Sunshine Hostel Foz - Kite Surf & Yoga Retreat
Evento no Sunshine Hostel Foz - Kite Surf & Yoga Retreat
O “Pensar a Foz” sobre o turismo contou com a presença do diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Daniel Pinto, com a gerente do Fozcamp-Surfcamp & Surfschool, Catarina Frade Pyrrait, com a sócia-gerente da empresa de gestão de alojamentos locais Blue is my view, Sofia Cardoso, e com o membro da Assembleia Municipal e ex-vereador Manuel Isaac. Cada um dos oradores apresentou a sua visão sobre o turismo da freguesia.
O colóquio foi moderado pelo economista e membro da Assembleia de Freguesia, Diogo Carvalho, que começou por expor a perspetiva do CDS sobre o turismo da Foz do Arelho, para quem a elevação da freguesia a capital nacional do kitesurf é um objetivo, por atrair atletas de todo o mundo e complementar as ofertas de Peniche e Nazaré com as condições necessárias à prática de outro desporto náutico à superfície. “À semelhança do surf é um desporto amigo do ambiente, caraterística bastante importante”, manifestou.
O membro da Assembleia de Freguesia da Foz do Arelho concluiu a sua intervenção dizendo que o melhor cartão de visita para qualquer turista “é encontrar uma Foz limpa e cuidada”, e que, para criar nos turistas a vontade de voltar, deve apostar-se na valorização da cultura local e da sua herança gastronómica.
Manuel Isaac falou sobre os vários projetos em que a freguesia é visada, lamentando que só o do desassoreamento pareça estar a avançar. Realçou, ainda, que “temos o que a natureza nos ofereceu mas, até aqui, não soubemos aproveitá-lo” e que para as coisas andarem “é preciso ter vontade”.
Sofia Cardoso disse ter fundado uma empresa de gestão de alojamentos locais por acreditar na inclusão que o turismo representa e no ambiente de hospitalidade caraterístico da Foz. “Falta-nos oferta de restauração, cafeteria e atividades náuticas”, declarou.
Catarina Frade Pyrrait realçou o facto de os turistas quererem ter informação sobre os transportes, locais a visitar e outras ofertas da região, lamentando que “o pouco que existe” não seja atualizado e não se encontre traduzido para outros idiomas como o inglês.
Para Daniel Pinto, a tradição gastronómica da Foz deve voltar a ser desenvolvida e comentou também que “o caminho da capital portuguesa do kitesurf parece uma boa opção”.
No final do encontro, ainda houve espaço para os participantes e, aproveitando a ocasião, o filho do proprietário do Hostel que acolheu o colóquio, Lourenço Caetano, lamentou o facto de não existir divulgação dos estabelecimentos locais nas feiras de turismo espalhadas pelo país e na península Ibérica.
Com eventos como o “Pensar a Foz”, a concelhia do CDS quer promover o debate entre a população em prol do desenvolvimento de soluções criativas para os problemas da freguesia da Foz do Arelho.
João Gonçalves, presidente da concelhia do CDS de Caldas da Rainha, afirma que “iremos realizar muitos mais eventos deste género. Temos de dar o exemplo e não sair à rua para ouvir as pessoas apenas em tempo de eleições”.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar