Login  Recuperar
Password
  24 de Agosto de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Bombarral
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Centésima Unidade de Saúde Familiar da legislatura de António Costa foi inaugurada no Bombarral

O primeiro-ministro disse na terça-feira, no Bombarral, que há muitas formas de celebrar os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A inauguração da centésima Unidade de Saúde Familiar (USF) na atual legislatura de António Costa deixou-o satisfeito. Uma das promessas eleitorais foi cumprida.

17-07-2019 | Marlene Sousa

Presidente da Câmara de Bombarral mostra Unidade de Saúde Familiar no Bombarral ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde
[+] Fotos
Presidente da Câmara de Bombarral mostra Unidade de Saúde Familiar no Bombarral ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde
António Costa, que discursava no âmbito da inauguração da centésima USF, ocorrida na vila do Bombarral, considerou “importante celebrar” as cem unidades de saúde familiar criadas nestes quatro anos de legislatura, porque significa que “cumprimos uma meta fixada no programa do Governo”, destacando a presença dos ex-ministros da Saúde, Correia de Campos e Ana Jorge, “porque foi com eles que foi lançado este novo modelo”.
Quanto à meta de assegurar a todos os portugueses médico de família, o primeiro-ministro disse que se o concurso que está atualmente está a decorrer tiver as suas vagas totalmente preenchidas, “ficaremos na casa dos 97% até ao final deste ano”.
“Até há pouco a coordenadora da nova USF do Bombarral revelou-me que foi colocado há duas semanas um novo colega aqui nesta unidade familiar e os mil e trezentos bombarralenses que ainda não tinham médico de família provavelmente a esta hora ainda não sabem, mas já têm um médico de família prestes a ser atribuído”, contou António Costa.
A ministra da Saúde, que também esteve presente na inauguração, disse aos jornalistas que a “meta de médico de família para todos os portugueses tem sido mais difícil de alcançar”. “Estamos ainda com 700 mil portugueses sem médico de família atribuído”, disse Marta Temido. “Neste momento tivemos apenas o movimento de aposentações e estamos ainda a completar o concurso de colocação de 305 especialistas em medicina geral e familiar, que por estes meses de julho e agosto estão a ser colocados, a assinar contratos e vão ter depois a lista de utentes atribuídas”, explicou, acrescentando que a expetativa é conseguir atingir “97% de cobertura de médico de família nesta legislatura, que está aquém do nosso objetivo”.
O coordenador nacional para a reforma do SNS na área dos Cuidados de Saúde Primários, Henrique Botelho disse que Portugal passa a contar a partir de hoje, não com 100 USF, mas com “544 unidades de proximidade e de fácil acesso, que os principais pensadores das reformas de cuidados de saúde no mundo são quase unânimes em apontar como um modelo que mais ganhos traz ao nível dos resultados em saúde e das poupanças da boa gestão dos dinheiros públicos”.

3500 utentes do Bombarral ganham médico de família

A diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, Ana Pisco, disse que a USF Bombarral inicia uma “nova etapa na prestação de cuidados de saúde neste concelho”, uma vez que “nos últimos anos os utentes do Bombarral tiveram alguma dificuldade nos acessos a cuidados de saúde por falta de recursos humanos, médicos de família, enfermeiros e assistentes técnicos”.
“Atingimos cerca de 50% de utentes sem médico de família e agora podemos atribuir médico e enfermeiro de família a todos os utentes residentes no concelho do Bombarral”, sublinhou a responsável.
A equipa que compõe esta USF é, segundo Ana Pisco, “jovem, dinâmica, constituída por sete médicos, sete enfermeiros e seis secretários clínicos, e que irá prestar cuidados de qualidade”.
Esta USF é a décima unidade de saúde familiar do ACES Oeste Norte, que conta ainda com cinco Unidades de Cuidados Personalizados (UCSP), três Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), uma Unidade de Saúde Pública e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), um total de 56 polos de atendimento.
Realizaram-se no ACES Oeste Norte no ano 2018, mais de meio milhão de consultas, com cuidados de proximidade aos mais de 179 mil utentes inscritos e que residem nos municípios de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Peniche.
O presidente da Câmara do Bombarral, Ricardo Fernandes, elogiou a nova estrutura organizativa que “irá permitir uma maior autonomia na sua gestão, melhorando desta forma o nível da saúde da nossa população quer na qualidade, mas também na eficiência dos serviços prestados, no âmbito dos cuidados de saúde primários tão fundamentais no serviço nacional de saúde”.
O autarca destacou as várias visitas dos membros do Governo ao concelho do Bombarral, a que titulou como “um desígnio de proximidade”, mas também de “profícuo trabalho”. Ricardo Fernandes aproveitou o tema da saúde e voltou a apelar para a necessidade da construção do novo hospital do Oeste. “As necessidades são mais que evidentes, comprovadas pelas 300 mil pessoas que dele irão beneficiar e pelas razões técnicas inerentes à sua construção, quer ao nível das valências necessárias a implementar, quer ao nível do aumento da capacidade e de resposta, mas também nas novas tecnologias, capazes de capitalizar e atrair mais profissionais de saúde”, explicou.
O autarca falou também do anúncio da abertura, em breve, do concurso para a modernização da Linha do Oeste, que está de acordo com a “pretensão conjunta dos municípios da nossa região”.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar