Login  Recuperar
Password
  22 de Outubro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Economia
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

EHTO recebe 3ª edição do Tourism Explorers

A Fábrica de Startups está percorrer o país, para promover a 3ª edição do Tourism Explorers, o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do Turismo. Nesta região é a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), polo das Caldas da Rainha, quem está a colaborar neste projeto de apoio ao empreendedorismo onde o objetivo é desenvolver negócios inovadores. As inscrições já iniciaram e os interessados em participar só têm de se candidatar em www.tourismexplorers.pt.

03-07-2019 | Marlene Sousa

André Faria, da Fábrica de Startups, apresentou o Tourism Explorers
[+] Fotos
André Faria, da Fábrica de Startups, apresentou o Tourism Explorers
Em Caldas da Rainha, foi no passado dia 25 de junho, na EHTO, que André Faria, da Fábrica de Startups, apresentou o Tourism Explorers, que tem como principal objetivo “potenciar o desenvolvimento do empreendedorismo em Portugal, através do apoio à criação de novos negócios e startups, com produtos e serviços inovadores focados no setor do turismo”, disse o responsável.
Depois de duas edições, houve a nível nacional mais de 1.000 participantes e mais de 200 startups. Nesta região o número de projetos tem vindo a aumentar desde a primeira edição do projeto. Dividido em Ideação e Aceleração, o programa está a decorrer, em Caldas da Rainha, Abrantes, Angra do Heroísmo, Aveiro, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto e Setúbal.
Na Ideação, os participantes vão ter de encontrar uma solução inovadora para o desafio que lhes for colocado. Na Aceleração, as equipas vão ter oportunidade de testar e validar o seu modelo de negócio.
Em qualquer um dos casos, os participantes vão sempre poder contar com o apoio de uma alargada rede de formadores e mentores especializados, como António Lucena de Faria, fundador e CEO da Fábrica de Startups, Afonso Rebelo de Sousa, corporate venture builder da Bundl, André Marquet, fundador e CEO da Productized, e José Arthur Vasconcelos, mentor e board member da Startup Discoveries.
A Aceleração consiste em 6 dias intensos, constituídos por várias sessões de mentoria com os especialistas da área e workshops, que irão ajudar a definir melhor a estratégia o negócio. No final dos bootcamps, cada uma das 12 cidades vai eleger o melhor projeto local, que irá depois representar essa cidade na Grande Final Nacional, onde poderá ganhar 10 mil euros.
“Glamping Lagoon”, dos caldenses Ina Vasques e Diogo Vasques (ex-aluno do curso de Técnicas de Cozinha/Pastelaria da EHTO), foi o projeto vencedor da final regional da 2ª edição do Programa Tourism Explorers.
Ina Vasques relatou como foi importante participar neste programa para desenvolver o seu projeto que se enquadra na área do turismo sustentável e que está na fase de licenciamento pela autarquia das Caldas. Ina Vasques referiu que o Tourism Explorers é o programa ideal para quem tem a ideia para um negócio e que pretende avançar. “Deram-me as ferramentas certas para o desenvolvimento do meu projeto, como por exemplo, estarmos em contato direto com o que está a ser feito a nível nacional e em curto prazo de tempo conseguirmos obter informação sobre a viabilidade económica”, apontou.
A vereadora Maria João Domingos, que esteve presente nesta sessão de apresentação, revelou que o Município das Caldas começa logo a estimular o empreendedorismo no 1º ciclo com o desenvolvimento de vários concursos de criação de ideias de negócio, este ano na área da economia circular.
Jorge Barosa, da direção da AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, que também é parceira deste programa, disse que a região é o epicentro do empreendedorismo, uma vez que este ano já apoiaram a criação de 89 novas empresas e no ano passado a AIRO colaborou com a abertura de 139 novos negócios.
Daniel Pinto, diretor da EHTO, também referiu a importância dos concursos de empreendedorismo que estimulam os alunos que “um dia mais tarde poderão enveredar na criação do seu próprio negócio”. O responsável anunciou que a EHTO vai iniciar no próximo ano letivo o curso de Escanção (300 horas). Trata-se de uma formação de conhecimento geral teórico e prático sobre o vinho e a forma de o servir.
O Tourism Explorers é um programa gratuito (mediante inscrição) organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, que tem como objetivo promover o empreendedorismo em Portugal, através da criação e apoio ao desenvolvimento de novas startups relacionadas com o setor do turismo.
O roadshow nacional irá decorrer entre junho e julho e os programas de Ideação e Aceleração do Tourism Explorers entre setembro e outubro.
O Jornal das Caldas e a Rádio Mais Oeste são parceiros do programa Tourism Explorers desta região, tais como a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a ACCCRO - Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, a ACIMG – Associação Comercial da Marinha Grande, a União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, a União de Freguesias Santo Onofre e Serra do Bouro, a AIRO, a Leader Oeste, a Obidos.com, o Núcleo Inicial, a Partnia, a Loading New Leaders, Silos, Parque Tecnológico de Óbidos, entre outros.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar