Login  Recuperar
Password
  22 de Outubro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Bombarral
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Vepelibérica

Empresa de indústria e materiais de construção civil celebra 50 anos

A empresa Vepelibérica-Indústria e Comércio de Materiais de Construção Civil, Lda, com sede no Bombarral, vai comemorar o seu 50º aniversário no dia 29 de junho.

26-06-2019 |

A empresa Vepelibérica vai comemorar o seu 50º aniversário
[+] Fotos
A empresa Vepelibérica vai comemorar o seu 50º aniversário
Desde 1969 que a empresa está inserida no mercado nacional e é hoje um nome de referência no setor de materiais de construção civil.
A 29 de Junho de 1969, Aníbal Graciano Pedro e o seu sócio na altura, Fernando Carvalho Venâncio, formam em escritura pública a então sociedade por quotas, Venâncio & Pedro, Lda, que em 1 de agosto de 1969 abre portas ao público, no Bombarral. Com a atividade de serralharia civil e loja de artigos para a agricultura, os responsáveis nunca pensaram que 50 anos depois a “empresa seria uma das maiores do concelho de Bombarral”.
Aníbal Graciano Pedro, hoje com 79 anos, começou a trabalhar na oficina Maximino de Carvalho em 1950. Nascido no Cintrão (Bombarral), filho de pequenos agricultores, entrou para a escola primária aos 6 anos. Aos 10 anos, com a 4ª classe concluída, entrou no mercado de trabalho, começando o seu percurso profissional como aprendiz de serralheiro, depois serralheiro e mais tarde mestre.
Casado há 57 anos com Glória de Jesus Camilo Pedro, o casal teve o seu primeiro filho em 1964, dois anos depois do seu casamento, Paulo Pedro, e no ano de 1971 surge o seu segundo filho, Pedro Pedro.
Trabalhadores e com vontade de vencer, os dois sócios decidem alargar a atividade à venda de eletrodomésticos e também na oficina enveredaram pelos trabalhos de caixilharia de alumínio, portas, portões, gradeamentos e outras estruturas metálicas.
Com a entrada dos filhos Paulo Pedro e Pedro Pedro na empresa, esta começa a interessar-se pelas energias alternativas e a comercializar painéis solares, recuperadores de calor a lenha, sistemas de aquecimento central e ainda máquinas e ferramentas.
Em 1988 a sociedade tem a grande alteração. Aníbal Pedro adquire a quota do seu sócio e reparte-a pelos filhos. O pai mantém a quota de 50% do capital e os filhos 25% cada um, quotização que ainda se mantém hoje. Cada um ficou com uma área, Aníbal Pedro com a parte de produção (serralharia), Paulo Pedro com as áreas administrativa e financeira, Pedro Pedro com a área comercial. A fórmula resultou e então a empresa estendeu as suas atividades. Além da área industrial, onde realiza trabalhos em alumínio, ferro e inox, expande a componente comercial nos materiais de construção civil passando a ser empresa distribuidora de sanitários, cerâmica, equipamentos de aquecimento central, ar condicionado, sistemas solares, acessórios de casa de banho e materiais de canalização. Em 2003, a empresa passa a chamar-se Vepelibérica – Indústria e Comércio de Materiais de Construção Civil, Lda.
Em 2007 inaugura um showroom com 3.000 m2 de exposição para venda de cerâmica e louças de casas de banho.
Aníbal Pedro reconhece que foi graças ao dinamismo dos filhos que a Vepel teve um período de crescimento acentuado, “dando sempre liberdade de escolha e nunca escondendo o desejo de que os filhos ficassem na empresa”. Destaca também todos os seus colaboradores, sublinhando que foi graças a eles que a empresa conseguiu “sobreviver à crise que abateu sobre o país e que aos poucos está a passar”.
Atualmente a empresa tem 46 funcionários, um deles com 47 anos de trabalho na empresa, sendo que existem outros com 30 anos na Vepelibérica.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar