Login  Recuperar
Password
  6 de Dezembro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Peniche
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Estátua de burro presta homenagem a símbolo de Ferrel

A freguesia de Ferrel, em Peniche, viu inaugurado no passado dia 27 um monumento que homenageia um símbolo da localidade – o burro.

07-08-2019 | Francisco Gomes

“A imagem da terra que representa os tempos difíceis em que este animal era o único meio de transporte da população e o único auxílio de trabalho”, aponta Pedro Barata, presidente da junta de freguesia, está agora colocada num largo da localidade, na traseira da Igreja de Nossa Senhora da Guia.
A estátua, que não só presta homenagem aos burros mas também ao povo trabalhador, foi uma oferta da empresa Consferrel - Construções, Soc. Unip. Lda, por sua iniciativa, e como o próprio proprietário referiu na inauguração, “quis dar o primeiro passo, porque sou ferrelejo e conheci esta realidade de perto”.
Outras entidades e empresas ajudaram com nesta obra, como a Frishorta – Produtos Hortícolas, Sousa, Madeira & Irmãos - Construção Civil e Obras Públicas, Grupo de Acordeões “Amigos de Ferrel”, Comissão da Igreja e funcionários da Junta de Freguesia.
“É com muito orgulho que apresentamos o nosso novo monumento”, manifesta Pedro Barata. Refira-se que o brasão da freguesia também inclui um burro.
Foi igualmente lançada a nova Comissão de Monumentos, órgão consultivo que irá sugerir outros monumentos e formas de angariar fundos para a sua produção. É composta por Joaquim Jorge, Carlos Ratola, António Soares Teodoro, Norberto Grândela, Inês Lourenço, Raquel Hermínio, António Júlio Santos, Luís Ganhão, Tadeu Simões e António Pedro Catarino.
Na festa em honra de Nossa Senhora da Guia, que está a decorrer em Ferrel entre 5 e 10 de agosto, e que é um dos mais participados eventos da região, tem lugar no último dia a tradicional corrida de burros.
O cartaz da festa é bastante atrativo e inclui nomes como Quim Barreiros, Calema, Piruka, Anjos e The Gift.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar