Escolhas do Editor, Ocorrências, Peniche |
|
 |
Explosão fere seis homens em instalação de gás de residência universitária
Uma explosão deixou quatro homens com queimaduras graves e feriu ainda outros dois, com idades entre 30 e 37 anos, quando trabalhavam numa instalação de gás numa residência universitária do Politécnico de Leiria em Peniche, na passada sexta-feira, pelas 12h45.
Moradores nas imediações da residência universitária junto às piscinas municipais dizem que ouviram um grande estrondo e que se sentiu logo um cheiro intenso a gás. O alarme foi grande, comprovado pelo aparato que se gerou, com a mobilização de 34 operacionais apoiados por 12 veículos dos bombeiros, INEM, PSP e Proteção Civil.
13-12-2018 |
Francisco Gomes
|
|
Um grande aparato junto à residência universitária |
“Quando cheguei ainda vi dois homens a abraçarem-se mutuamente para apagarem as chamas que cobriam o corpo de ambos e alguém a atirar água para cima deles. Foi um cenário horrível”, contou um morador.
As quatro vítimas com gravidade apresentavam queimaduras e três delas foram transportadas de helicóptero e de ambulância para a unidade de queimados dos hospitais universitários de Coimbra e a outra para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Os feridos ligeiros foram apenas assistidos no local e receberam apoio psicológico.
A explosão aconteceu quando os funcionários de várias empresas efetuavam uma operação de verificação de uma instalação de gás. As circunstâncias estão a ser investigadas pela Autoridade para as Condições de Trabalho e pela Polícia Judiciária. O acidente teve lugar num espaço isolado, no rés-do-chão do edifício, na parte exterior. Mark Ministro, vice-presidente da Câmara de Peniche, assegurou que a estrutura do imóvel “não foi afetada pela explosão, que apesar da gravidade não causou danos visíveis”.
Nenhum dos cerca de 50 estudantes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar que ali residem foi afetado. Na ocasião estavam poucos alunos no interior, porque se avizinhava o fim-de-semana e boa parte tinha regressado a casa, apesar de ali permanecerem alunos de Erasmus em intercâmbio europeu, o que motivou a preocupação das famílias dos estudantes, que inundaram a escola de chamadas à procura de notícias.
Tags: