Login  Recuperar
Password
  24 de Agosto de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Caldas / Sociedade, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Holandês à beira da morte cumpre desejo de visitar Caldas da Rainha pela última vez

Um holandês de 78 anos desloca-se às Caldas da Rainha esta semana para cumprir a sua última viagem a este concelho. Está à beira de perder a vida. Foi-lhe diagnosticado um cancro de fígado, o sexto tumor mais frequente no mundo, com aproximadamente um milhão de novos casos registados anualmente, segundo as informações divulgadas no sítio da internet da rede de hospitais CUF.

18-07-2019 | Francisco Gomes

Chegada ao Chão da Parada
[+] Fotos
Chegada ao Chão da Parada
“O meu pai trabalhou nos barcos da linha “American Line” como cozinheiro e tinha colegas portugueses, muitos eram das Caldas da Rainha, e sempre que passavam na costa portuguesa dizia que queria visitar e conhecer Portugal. Os colegas tornaram-se amigos e convidaram o meu pai para vir a Portugal. Assim, nos anos 60 os meus pais foram de carro em direção às Caldas da Rainha. E porque eles gostaram tanto, depois, todos os anos, a nossa família (os meus pais e três filhas) passava as férias nesta zona e ficou amiga de mais pessoas das Caldas”, conta Alice Westerhout Bandeiras, uma das filhas.
Jan Westerhout, atualmente com 78 anos, tinha outra razão para voltar sempre às Caldas da Rainha: visitar a filha mais velha, Alice, o genro e os dois netos, no Chão da Parada. “Eu casei-me com um português (emigrante em Hamburgo, na Alemanha) e decidimos voltar para viver em Portugal em 2000 e escolhemos também esta zona”, relata Alice.
Em 2017 o pai ficou com problemas de saúde e as férias foram canceladas, mas ficou sempre com o desejo de voltar a Portugal e visitar a cidade. Só que em junho deste ano foi internado no hospital e “recebeu notícias muito tristes: Cancro de fígado. E já não dava para fazer nada. O hospital mandou-o para casa para esperar o dia final”, descreve a filha.
“O meu marido e eu ainda fomos à Holanda para me despedir, porque não sabemos quanto tempo ele ainda tem. Agora os meus pais receberam apoio dos médicos e apoio domiciliário e ainda aproveitam todos os momentos juntos”, conta.
A filha revela que “uma das enfermeiras do apoio soube o desejo do meu pai e contatou uma instituição que realiza os últimos desejos das pessoas doentes terminais. Esta instituição chama-se Ambulance Wens Nederland. A senhora foi inscrever o meu pai, sem ele saber, neste programa de desejos, e ele foi seleccionado, e a instituição vai realizar o desejo dele”.
No passado domingo saiu da Holanda uma ambulância especial com os pais de Alice, uma enfermeira especializada e um motorista, em direção a Portugal. Chegou um dia depois ao Chão da Parada. Jan Westerhout e a esposa vão ficar dois dias na casa da filha para “ver os netos, ver e falar com os amigos portugueses, ver a Praça de Fruta, ver o mar na Foz do Arelho, comer um pastel de bacalhau, entre outras coisas. E a equipa da ambulância fica sempre ao lado do meu pai para acompanhá-lo”. Na quinta-feira voltam todos para a Holanda.
“Veio para se despedir de uma cidade e das pessoas que ele gostou tanto. É uma viagem com um sorriso e uma lágrima, porque sabemos como vai acabar esta história. Mas ele vai conseguir realizar o último desejo. É um momento muito especial para nós todos”, sublinha Alice.

Francisco Gomes
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar