Login  Recuperar
Password
  16 de Setembro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Regional
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Quinta da Vassala proporciona doses de prazer

No limite norte do concelho de Alenquer saímos da Estrada Nacional 1 e entramos por um portal branco com barras cinzentas, onde se lê Quinta da Vassala.

07-08-2019 |

O Take Five, acabado de lançar, um Vinho Regional Lisboa Branco Leve
O Take Five, acabado de lançar, um Vinho Regional Lisboa Branco Leve
Atravessamos uma alameda de plátanos frondosos com as copas a tocarem-se e a fecharem–nos o céu. Uma placa redonda do lado direito dá-nos as boas-vindas. À esquerda, mais longe, um painel de grandes dimensões anuncia: Quinta da Vassala – Uvas Felizes. Percorrendo aquele túnel verde, de um lado e do outro, perpendiculares à alameda, as linhas da vinha, a espaços, acabam com uma roseira.
Placas pretas com letras brancas identificam as parcelas e as respetivas castas. Surge-nos à direita um pequeno parque com ovelhas, a acrescentar vida e ruralidade. Fazendo a curva à esquerda, seguindo a sinalética em direcção à adega, um parque com três cavalos.
Percebe-se uma certa atmosfera de sensibilidade e cuidado. Somos recebidos pelos proprietários. Teresa Rafael Rola é responsável pela área administrativa e comercial e Ricardo Rafael pelas marcas e pelo mercado externo. Com a Vassala Wines dão um novo impulso a um projecto vitivinícola familiar com mais de meio século de existência. Teresa Rola define-o como uma aposta na qualidade das vinhas e dos vinhos, assente nos valores de respeito e amor à terra. Refere a importância e o significado de se ser produtor. Brilha quando fala das “Uvas Felizes”.
Numa das paredes da sala está escrito: “Colaborando com a natureza / retiramos da bondade da terra / com esforço e trabalho / paixão e prazer / o nosso vinho que / com orgulho / estaremos a partilhar consigo”.
Nota-se a paixão, talvez algum romantismo.
Ricardo Rafael aceita que os envolva algum romantismo mas aponta que se trata, em primeiro lugar, de um negócio, na medida em que todos os processos devem ser rigorosos e controlados, com vista à obtenção de resultados: produção de vinhos de qualidade, satisfação do cliente e sustentabilidade económica.
O trabalho começa na produção, nos cem hectares de vinha, em que o responsável pelas “Uvas Felizes” é José Aniceto, ligado há quarenta e dois anos à famíla, a esta quinta e à vinha. Conjuntamente com o saber e a arte do enólogo Julião Batista transformam grandes quantidades de labor em pequenas doses de prazer. Acrescenta: ”É um negócio romântico”.
O reconhecimento da qualidade é muito importante para o projeto. Em 2017 foi lançada a gama Quinta da Vassala Reserva tendo nesse mesmo ano obtido em competições internacionais de renome seis medalhas de ouro entre as quais uma medalha grande ouro e prémio melhor revelação de vinhos brancos no Concurso Mundial de Bruxelas.
Em 2018 a gama foi alargada com um monovarietal Touriga Nacional, também este medalhado com uma grande medalha de ouro em Itália, no concurso La Selezione del Sindaco, e o espumante Bruto Natural 2009 foi, também ele, galardoado com uma medalha de ouro no concurso Mundus Vini 2018.
Apresentam-nos o Take Five (com a música do mesmo nome em fundo), acabado de lançar, um Vinho Regional Lisboa Branco Leve com um rótulo exuberante, um vinho de festa, de verão, produzido a partir de uma pequena parcela de uvas moscatel e cujas encomendas já justificam considerar-se um sucesso.
A finalizar, uma visita à adega com linha de engarrafamento, sobranceira à grande área de vinha, equipada com tecnologia atualizada, permitiu-nos compreender o trabalho deste “verdadeiro produtor-engarrafador” e o prazer com se produz o vinho na Quinta da Vassala.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar