Login  Recuperar
Password
  16 de Julho de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Opinião
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Um dia na pesca do cerco

Voltei a assistir a uma pesca de cerco num barco de Peniche, o Rio Minho, com pai e filho na cabine a comandar uma tripulação de 14 pescadores.

03-07-2019 | Carlos Tiago

Uma boa pescaria
Uma boa pescaria
Com a atual tecnologia colocada à disposição do mestre para deteção do peixe tornou mais fácil encontrar um cardume mas não dispensa o olhar e a sabedoria adquirida ao longo dos anos para manobrar o barco de modo a conseguir fazer o cerco ao cardume.
Enquanto aguardavam a ordem do mestre para o início do cerco os pescadores entretinham-se a pescar ou simplesmente a conversar. Normalmente tudo corre de feição mas algo correu menos bem na recolha da rede. Ela ficou presa no fundo e rasgou.
O mestre começou a dar as ordens para toda a tripulação puxar à mão a parte rasgada, a parte da rede mais junto ao chumbo, para bombordo a fim de evitar que o peixe fugisse por aí. Só vendo se pode avaliar o esforço que foi necessário em tão pouco tempo para fazer esta manobra e conseguir que o peixe não escapasse.
O trabalho destes homens não terminou aqui, pois após chegada a terra é preciso descarregar o peixe, entrega-lo ao comprador, lavar e tudo arrumar, reparar a rede rasgada para, logo no outro dia, voltar à pesca da sardinha.
Chegado o peixe à Lota e fazendo bem as contas pergunto; será que o valor recebido em lota, dos 141 cabazes mereceu todo este trabalho?
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar