Login  Recuperar
Password
  20 de Junho de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Óbidos
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Óbidos apresentou sete Unidades Locais de Proteção Civil nas freguesias

Mais de uma centena de pessoas integra as sete novas Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC), cobrindo 100% do território do concelho de Óbidos. A constituição destas novas unidades, criadas no âmbito de Lei de Bases da Proteção Civil, foi apresentada no passado dia 5, no auditório Municipal da Casa da Música, em Óbidos.

13-06-2019 | Mariana Martinho

Cada uma destas unidades será presidida pelos presidentes de Junta
[+] Fotos
Cada uma destas unidades será presidida pelos presidentes de Junta

As ULPC, que surgiram há dois anos, têm como objetivo apoiar os agentes de proteção civil e entidades com dever especial de cooperação nas missões de proteção e socorro, desenvolvendo, em cada uma das freguesias, ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reabilitação/recuperação, no âmbito do ciclo de gestão de emergências, sob coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos.
Cada uma destas unidades será dirigida pelos presidentes das Juntas de Freguesia e constituída por elementos das mesmas (A-dos-Negros, Amoreira, Gaeiras, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, Vau e Usseira), que por sua vez receberam durante a cerimónia os respetivos coletes identificativos. Enquadra-se ainda na estratégia a formação de todos os elementos com o curso de primeiros socorros, dotando estes elementos de formação adequada para, no quadro de proximidade, poderem ajudar em caso de necessidade.
Durante a cerimónia foram ainda assinados os protocolos entre a Comissão Municipal de Proteção Civil e os presidentes das Juntas de Freguesia.
Presente também esteve o comandante distrital de Operações de Socorro de Leiria, Carlos Guerra, que sublinhou que “isto é Proteção Civil. Óbidos é o primeiro concelho do país a ter ULPC em todas as freguesias”, afirmando ainda que “Óbidos é um exemplo para o distrito e para o país”.
Já o presidente do Município, Humberto Marques, destacou que “Óbidos é um território seguro. É um orgulho viver num concelho com este grupo de pessoas, que simbolicamente está a dar um exemplo ao distrito e ao país, e que têm uma dimensão de prevenção, sensibilização e socorro únicas”. Como tal, “o trabalho começa agora, cabe a todos e cada um de vós sensibilizar os vossos pares, as vossas famílias, porque nesta dimensão da Proteção Civil, todos somos poucos. Mas amanhã seremos mais para sensibilizar e prevenir”.
Na sessão foi ainda apresentada a plataforma “euvi”, desenvolvida em parceria entre a empresa Impactwave (sedeada no Parque Tecnológico de Óbidos) e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos. Considerada como “uma mais-valia acrescida que vai valorizar toda a ação, no que diz respeito à Proteção Civil”, esta aplicação tem como objetivo a “participação e gestão de ocorrências ou riscos no concelho”, estando assim disponível para os sistemas de Android, iOS e windows.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar